Personal trainers das rainhas de bateria revelam como é o treinamento, a alimentação e outros segredos das musas a apenas 15 dias do desfile. Gracyanne Barbosa, da Unidos da Tijuca, chega a malhar com até 400 quilos nas pernas

Ganhar músculos definidos, pernas dignas de Sapucaí, bumbum durinho e barriga chapada, além de um bom condicionamento físico, é o que toda rainha de bateria quer - e precisa - para brilhar na avenida. Mas a transformação exige mudanças muitas vezes radicais. VEJA Rio foi atrás de todos os detalhes da preparação de quatro famosas que irão exibir o corpo sarado e sambar à frente da bateria das escolas cariocas. Maratona de exercícios na academia (e fora dela também), dieta, disciplina e alguns segredinhos como o whey protein são a chave do sucesso. Inspire-se. 

Antes de seguir adiante, lembre-se que os exercícios e alimentação foram pensados por profissionais gabaritados do mercado de acordo com as necessidades e condições de cada celebridade. Respeite o seu organismo e os seus limites. 

Gracyanne Barbosa

Altura: 1,74 cm; peso: 69 kg; glúteos: 104 cm; cintura: 70 cm; coxa: 68 cm

A rainha de bateria da Unidos da Tijuca e namorada do cantor Belo treina todos os dias, inclusive nos finais de semana, com o personal Xande Negão, da academia Viktor Gym, no Recreio. No mercado há mais de 20 anos, o "body designer", como ele se define, é responsável pela boa forma de outras estrelas como Flávia Alessandra e Dani Bananinha. A poucos dias do Carnaval, a ênfase do treino de Gracyanne, que faz 1000 abdominais por dia, tem sido no condicionamento cardiovascular, com bastante exercício aeróbico para que ela possa aguentar o tranco de mais de uma hora de samba na avenida. "A Gracy não quer mais saber de ganhar músculo, ela já está se sentindo muito grande. Os amigos até brincam dizendo que ela fica parecendo um homem na TV", diz Xande. Agora, o trabalho muscular pré-Carnaval serve apenas para lapidar e conservar o que Gracyanne já conquistou ao longo de anos de malhação pesada. "Ela não está mais se matando na academia como antes. As cargas estão mais moderadas. A Gracyanne pegava 500 quilos no legpress, aparelho que trabalha glúteos e pernas, mas agora pega só 400", afirma o personal. Um iniciante faz este mesmo exercício com no máximo 20 quilos. 

A série da musa fica dividida assim: às segundas, a rainha malha pernas e bumbum com exercícios como agachamento com barra de 140 quilos nas costas, ginástica localizada com caneleiras de 20 quilos em cada perna, atividades com elásticos, e faz ainda uma hora de exercícios aeróbicos, como esteira e transport. Às terças, é a vez de fortalecer os glúteos, sempre com uma hora de atividades aeróbicas no final. Quarta é dia de malhar os braços, que já são fortes, com peso mais moderado. Na quinta, repete-se a série de perna e na sexta, a de glúteo. O final de semana é reservado apenas para atividades aeróbicas. "O ideal seria descansar no domingo, mas ela não consegue", revela Xande. 

Para esculpir um corpo como o de Gracyanne, não tem segredo: é dar duro na academia e comer bastante proteína. Peixe, frango e omelete de clara de ovo são aliados da rainha, mas macarrão ela só come se for preparado na água e no sal, para não inchar. Além disso, consome sucos cítricos como de abacaxi e limão, que ajudam a queimar gordura, e água de coco. Refrigerantes? Jamais, nem mesmo na versão light. Assim como Sabrina Sato, a namorada de Belo também aposta no whey protein, só que apenas para fazer a manutenção da massa muscular. "Ela só toma quando não tem tempo de se alimentar direito", afirma o body designer. 

Leia a matéria completa na Veja Rio

Categories:

Leave a Reply