"Belo tem vergonha de desfilar, mas fica do ladinho", diz Gracyanne Barbosa, rainha da Unidos da Tijuca


Aos 28 anos, Gracyanne Barbosa vai voltar pelo sexto ano consecutivo à Sapucaí, desta vez como rainha de bateria da escola Unidos da Tijuca. Casada há cinco anos com o cantor Belo, a ex-dançarina do grupo Tchakabum conta que o marido gosta de dar palpite na fantasia que ela vai usar, e, mesmo sem desfilar, deverá acompanhá-la no Sambódromo do Rio, no dia do desfile da Unidos, no domingo, 19 de fevereiro.

“Belo não desfila, mas vai no Sambódromo. Ele tem vergonha, mas fica do ladinho”, contou a rainha, que abriu sua agenda durante uma tarde para ser acompanhada pela reportagem do UOL. A "proteção" seria ciúme? Gracyanne garante que o marido é bem “tranquilo” e que a respeita quando o assunto é trabalho. “Quando a gente ama, a gente sente um pouco de ciúme. Mas com trabalho e Carnaval, ele é bem tranquilo. Ele participa, dá palpite na fantasia, não liga de ser pequenininho, nada disso. A gente tem ciúme do dia a dia, como casal normal. Mas quando eu desfilo ou ele no palco com as fãs, não”, comentou.

A sul-mato-grossense, que desfilou pela primeira vez como rainha em 2007, no Salgueiro, salientou a responsabilidade de substituir a apresentadora Adriane Galisteu no posto à frente da bateria da Tijuca. “Ela é insubstituível, a Galisteu é linda. Quando o presidente me convidou, eu topei de cara. O convite partiu da diretoria e também da bateria. Ir para uma escola e saber que vou ser bem aceita pela bateria é excepcional. Me sinto em casa”, declarou a rainha, que, no carnavais de 2008 e 2009  saiu à frente dos ritmistas da Mangueira, em 2010 na Vila Isabel e no ano passado foi musa da Mangueira e rainha da escola paulista Império da Casa Verde.

“Depois que você pisa na Sapucaí não tem mais como sair”, brincou ela, que, mesmo acostumada a usar sapato de plataforma, relata um desconforto ao sambar por muitas horas - dores nos pés. “Sambar de salto alto é tranquilo, mas o pé no dia seguinte fica acabado. O pé sofre bastante”. Além da avenida, Gracyanne costuma treinar nos ensaios de rua da Unidos, que acontece todas as quintas-feiras em frente ao barracão da escola na Cidade do Samba no Rio.

O UOL acompanhou uma tarde da rotina da rainha, na academia onde Gracyanne malha na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, e viu de perto como Gracyanne faz para manter o corpo escultural. A modelo tem uma vida regrada, segue uma dieta alimentar há 10 anos e é adepta de diversos tratamentos estéticos para manter a beleza.


Na malhação, 600kg de leg press
Gracyanne mantém uma rotina diária de treinamento físico, independente do Carnaval. O ano todo ela acorda cedo, malha cinco vezes na semana e alimenta-se com hora marcada, a cada três horas, sem carne vermelha e sem fritura. “Sou apaixonada por esportes, mantenho a malhação e a dieta durante o ano todo”, afirma Gracyanne, que já foi atleta de vôlei no Mato Grosso do Sul e fez balé clássico. Ela conta que começou a malhar com 12 anos porque era “muito magrinha”. “Eu não tinha altura, então tive que recorrer à musculação para ter mais impulso e mais força para concorrer com as outras meninas que eram maiores”.

A academia de ginástica é sua segunda casa. Quando está no Rio de Janeiro, a modelo a frequenta cinco vezes por semana: alterna musculação de perna e glúteo duas vezes com o seu personal trainer, aulas de aeróbica, alongamento, yoga e dança. Na musculação, a rainha pega de pesado - só no leg press são 600kg.

Vida regrada
Com uma vida regrada e sem comer carne vermelha, Gracyanne segue uma dieta rígida há 10 anos. “Me alimento de três em três horas, como bem, não passo fome: omelete, tomo suco de couve com maçã, carboidrato, proteína e salada. Acordo, tomo uma dose de Whey Protein (suplemento alimentar indicado para aumento de massa muscular)”, diz, sob a orientação de um endocrinologista. “Não como fritura de jeito nenhum. Hoje em dia não gosto nem de ver, o cheiro me enjoa, o organismo acaba se adaptando. Às vezes, quando eu saio da dieta, o estômago fica sensível. Não ingiro carne vermelha porque não gosto”.

Todo esse cuidado com a alimentação dá trabalho, confessa. “Eu tenho que ter marmita no carro, fruta. A minha bolsa sempre tem barra de cereal”.


Para beleza, massagem modeladora, lazer e carbox
A rainha da Unidos é adepta de uma série de tratamentos estéticos. A rotina para manter a beleza inclui massagem modeladora três vezes por semana, lazer no rosto (um tipo de peeling para rejuvenescimento facial), limpeza de pele a cada 30 dias, muito hidratante e protetor solar. Há três anos, a musa realiza uma vez por semana uma sessão de carboxterapia (aplicação de gás carbônico para combater celulites e estrias). “É um tratamento que eu gosto bastante para gordura localizada, mas tenho estado sem tempo. Costumo fazer uma sessão por semana, é bem dolorido, mas melhora a qualidade da pele, oxigena, e faço também no rosto, nas olheiras. Malhar ou fazer dieta não é sofrimento, mas o carbox dói bastante”, salienta.

Gracyanne já colocou silicone nos seios três vezes: começou aos 18 anos com uma prótese de 150 ml, depois mudou para 300 ml e hoje tem 450ml. Ainda não colocou botox no rosto, mas diz não ter preconceito, “só não pode passar do limite”. Para o bumbum, a dica da rainha é malhação e o exercício de agachamento. Ela chega a carregar 90 kg de cada lado neste exercício. “O agachamento é o que deixa o bumbum empinado”, ensina Gracyanne, pronta para mostrar seus dotes na avenida.

RAIO-X DE GRACYANNE

Idade: 28 anos
Altura: 1,74 m
Peso: 68 kg
Quadril: 104 cm
Cintura: 70 cm
Coxa: 68 cm
Busto: 98 cm
IMC (Índice de Massa Corporal): 22
Casada com o cantor Belo há 5 anos

Por Fabíola Ortiz do UOL
Fotos: Ricardo Leal


Categories:

5 Responses so far.

  1. Anônimo says:

    intriga da oposição. Sei que não liga para as malediscências e não deve mesmo. Está linda, um exemplo de dedicação! Me espelho em vc, mas é bem difícil ser tão regrada... Parábéns por suas conquistas! Vc merece!!

  2. Anônimo says:

    Linda d+!!!

  3. Anônimo says:

    o belo merece!!! no face stefany oliveira adoro vc

  4. Anônimo says:

    Gracyanne e um exemplo da vida sana.

  5. Anônimo says:

    600 kg de leg press nao é pra qualquer uma.
    Gracyanne ta de parabens.
    Muito linda!!

Leave a Reply